sábado, 4 de agosto de 2012

Aquecimento Global e os Movimentos da Terra

Muito se tem falado sobre aquecimento global e a idéia é que estamos f... o planeta com nossas emissões de Dióxido de Carbono. Eu adoro andar de carro, viajar de carro e de avião e não tenho a menor intenção de parar de fazer isso por uma suspeita, aliás, sempre achei esta suspeita muito ... suspeita.
As glaciações ocorreram no passado sem que estivéssemos aqui para f... o planeta. Tivemos glaciações radicais e aquecimentos radicais. Existem evidencias de um congelamento global que ocorreu entre 700 e 800 milhões de anos e que tornou a Terra uma bola de gelo, até o equador congelou.
Sou de opinião que as variações do Sol e os movimentos da Terra teriam muito mais influência na temperatura do nosso planeta do que o nível de CO2 na atmosfera.
Na escola estudamos desde cedo que a Terra possui dois movimentos: rotação e translação, mas na verdade existem muitos outros com periodicidades maiores e que poderiam causar algumas mudanças radicais.
É claro que não sou contra a diminuir os poluentes da atmosfera, nem a aumentar a área verde. Estas ações seriam benéficas ao planeta e a nós todos. O que acho um exagero é alguém torcer o nariz por você se locomover sempre de carro.
Segue abaixo uma lista dos movimentos da Terra elaborada pelo professor de Astronomia Paulo Duarte da UFSC:

1.      Rotação: movimento em torno de seu próprio eixo. Oeste para Leste. Duração de 23 h   56 min   4 s. Variações: Desaceleração por causa das marés = 0,00164 s por século; Variações irregulares devido à ação das massas de ar, do núcleo e do manto = 0,60 s  a  0,37 s  por ano.  Consequências: Dias e noites, Pontos cardeais, Achatamento da Terra, Movimento aparente do céu, Direção dos ventos e das correntes marinhas.

2.      Revolução (comumente chamado de translação): Em torno do Sol = 365 dias 5 h 48 min 50 s. Eixo inclinado 23°27'. Periélio em 2 de janeiro = 147 milhões de km. Afélio em 5 de julho =  152 milhões de km. Consequências: Distribuição desigual de calor e luz nos hemisférios, Estações do ano, Movimento aparente do Sol entre os 2 trópicos, Diferente duração dos dias e noites, Deslocamento anual do Sol na linha do horizonte, Sol da Meia-Noite a partir de 66° de latitude.

3.      Precessão dos equinócios: giro retrógrado (Leste para Oeste) do eixo da Terra. Dura 25.750 anos  (1 grau em 71,5 anos ou 50 segundos em 1 ano). Conseqüências: A única coisa que muda é a visão do conjunto de estrelas do céu durante a noite em diferentes épocas do ano. Exemplo: atualmente Órion é uma constelação característica do céu do nosso verão, enquanto que Escorpião é característica do inverno. Mas daqui a 13 mil anos será o inverso. Variação da Ascensão Reta e da Declinação das estrelas.

4.      Nutação: parecido com a precessão dos equinócios, só que em escala bem menor, fazendo o eixo da Terra descrever uma pequena elipse em cerca de 18 anos e 7 meses.

5.      Deslocamento do Periélio: é o deslocamento do eixo que marca a posição de mínima distância entre a Terra e o Sol.

6.      Obliqüidade da eclíptica: variação do ângulo formado entre o Plano da órbita da Terra (Plano da Eclíptica) e o Plano do Equador. Esta variação vai de 22 graus até 24 graus e 30 minutos e leva mais ou menos 42 mil anos. Atualmente, a inclinação diminui 47" por século. Há 7.660 anos atrás a inclinação era de 24° 30'. Daqui a 11.490 anos a inclinação será de 22°. Esta variação é causada pela ação perturbadora do Sol e da Lua.

7.      Variação da Excentricidade da órbita: trata-se da variação da forma da órbita da Terra em volta do Sol, ora mais circular e ora mais elíptica. Duração = 92 mil anos. Variação do Afélio: 150 milhões km a 157 milhões km. Variação do Periélio: 143 milhões km a 149 milhões km. Há evidências de que a excentricidade está diminuindo. Pode ser o movimento responsável pelas grandes glaciações.

8.      Perturbações planetárias: movimentos irregulares e pouco previsíveis que podem ser provocados pela força gravitacional de outros planetas, principalmente Vênus e Júpiter.

9.      Movimento do Centro de Massa Terra-Lua: trata-se do giro que faz o centro de massa do sistema Terra-Lua em torno do Sol.

10.  Movimento em torno do Centro de Massa do sistema solar: movimento de revolução ou translação que a Terra faz em torno do centro de massa do sistema solar (centro de massa que existe entre o Sol e todos os seus planetas).

11.  Movimento de marés: trata-se da contração e descontração do globo terrestre em razão da força gravitacional da Lua e do Sol.

12.  Rotação junto com a galáxia: a Via-Láctea gira em torno de seu centro, fazendo uma volta completa em torno de 250 milhões de anos. Assim, o Sol e todos os planetas (inclusive a Terra) giram também em volta do centro da galáxia.

13.  Revolução junto com a galáxia: como todo o universo está em expansão, nossa galáxia também viaja no espaço. Assim, a Terra e todos os demais planetas, inclusive Lua e Sol, estão se deslocando junto com a Via-Láctea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário