domingo, 29 de julho de 2012

Mais um mistério sobre o Universo

Imagine uma manhã no Rio de Janeiro, todo mundo saindo de casa e o Cristo redentor já não está mais lá.
Algo parecido aconteceu em um sistema estelar localizado a 456 anos-luz da Terra. Era uma espécie de Sistema Solar em formação com nuvens de gás e poeira em torno da estrela TYC 8241 26521 com forte emissão de infravermelho. Em apenas dois anos a emissão caiu cerca de 30 vezes. Isto deveria durar milhões de anos para acontecer e teria de ser de forma bem gradativa. Neste curto intervalo de tempo, poeira e gás em uma área equivalente ao nosso Sistema Solar, que eram abundantes no entorno desta estrela, simplesmente desapareceram. Algo muito estranho aconteceu. Pode ser um fenômeno desconhecido ou teremos de rever toda a teoria de formação de Sistemas Planetários.

 Criação artística do antes

 Criação artística do depois


O Satélite Astronômico de Infravermelho IRAS vem acompanhando o brilho desta estrela por 25 anos sem notar alterações. Porém a partir de 2010 o telescópio espacial de infravermelho WISE percebeu uma rápida alteração e o telescópio Gemini no Chile confirmou os resultados.


IRAS


A pesquisa publicada na revista Nature chocou a comunidade científica e mostrou mais uma vez aquilo que já afirmei por aqui. Realmente sabemos muito pouco sobre o Universo que nos cerca. Tentar desvendar este mistério será um trabalho interessante para a turma de astrônomos e pesquisadores desta área.

WISE
Gemini South no Chile

Um comentário: