domingo, 12 de agosto de 2012

Destino: Ilhabela


A segunda maior ilha marítima do Brasil, com uma altitude média de quase 800 m e picos de mais de 1300 m é um paraíso que precisa ser desvendado, pois suas belezas às vezes não estão tão evidentes.

Quando se percorre a estrada que corta a ilha de norte a sul parece que nem sempre ela passa na costa, mas na verdade está sempre pertinho dela.

Dica: onde houver carros parados deve ter uma bela prainha esperando para ser descoberta por você.

Já fiz seis vezes a viagem de Curitiba à Ilhabela, três delas de moto e sempre foi muito divertido. Ilhabela fica no litoral norte de São Paulo. O nome oficial é Ilha de São Sebastião, sendo o município de Ilhabela.

Outra dica: Partindo do sul, se for no domingo, vale a pena ir pela cidade de São Paulo, já durante a semana é melhor ir pelo litoral. Logo adiante de Registro entre a direita para Peruíbe, siga a 101, passando por São Vicente, Santos e Cubatão. A Rio Santos é uma estrada belíssima, com excelente vista de praias maravilhosas, quase todas no município de São Sebastião. Desta cidade saem os ferry-boat para Ilhabela.

Na ilha preferimos ficar na praia do Curral, nesta existe o caro DPNY, excelente hotel na beira mar, mas normalmente alugamos uma casa ou ficamos no camping na praia ao lado, a Praia Grande. Ficar na vila (como chamam a cidade de Ilhabela) tem seus benefícios. Restaurantes, café-livraria e pequenas lojas são ótimos programas para o happy hour no início da noite. A visão dos veleiros e iates só embeleza a orla da capital da vela.
Vários nativos têm cabelo e olhos claros, frutos segundo dizem da descendência da tripulação de navio pirata que naufragou no entorno da ilha.

Naufrágios existem muitos, diversão certa para mergulhadores equipados. O snorkeling pode ser praticado em qualquer praia, as minhas preferidas são: Curral, Jabaquara, ilha das Cabras e Portinho. Nestes locais se vê muita vida marinha, belos corais e uma vegetação submarina de tirar o fôlego. A presença de arraias e tartarugas é comum, eu mesmo já vi diversas tartarugas em diversos lugares.


Feiticeira
Jabaquara

Uma estrada atravessa a ilha em direção leste até a praia de Castelhanos, mas é só para 4x4 ou moto. Atravessa uma espécie de cordilheira e no seu ponto mais alto (720 m) sentimos até o clima mudar, dá uma esfriada lá no topo! Agências na vila fazem o trajeto em jipes em cerca de 1h30 ao custo de R$ 70,00 por pessoa.

Se você for de moto trail e quiser radicalizar pode ir até Bonete no extremo sul, fiz a trilha uma vez com
meu amigo Herbert e mais dois paulistas. A trilha apresenta alguns desafios, é fundamental ir pelo menos em 2 para passar as motos de uma em uma, empurrando em algumas partes. Bonete é muito bonita, mas não entre com a moto na areia da praia, se não quiser um ataque de cachorros. O Herbert perdeu a máquina fotográfica no caminho de volta e perdemos as fotos da aventura.
A má notícia é que em Ilhabela há muitos borrachudos e o uso de repelente é fundamental, principalmente no início ou fim do dia.
Gostamos tanto de lá que acho que em 2013 iremos novamente.

 
A praia de Castelhanos foi eleita como uma das 10 mais bonitas do Brasil.



Julião

Ilha das Cabras




Nenhum comentário:

Postar um comentário