quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O fim do mundo poderia ser hoje

Toutatis o deus celta é também a denominação de um asteróide com 4,5km (4.5×2.4×1.9 km) e que passa em nossa órbita a cada 4 anos. Trata-se de um sujeito especialmente perigoso. É quase unanime a opinião especializada de que um impacto de um objeto com estas dimensões causaria o caos na terra, com grande probabilidade de nossa extinção, ou pelo menos da extinção de nossa civilização.

O asteróide passou hoje às 8h00 da manhã à distância da terra equivalente a 18 órbitas lunares. Em 2004 ele passou a 4 órbitas lunares, o que em se tratando de escala cósmica, é quase um fininho. A NASA calculou que Toutatis não esteve tão próximo desde 1353 e só estará de novo em 2562. Não é conhecido nenhum asteróide destas dimensões que se tenha aproximado tanto no passado. Viajando a mais de 11 km/s seu impacto causaria uma devastação comparável a que extinguiu os dinossauros, subsequentemente a terra ficaria coberta de poeira por vários anos, a penumbra decorrente deste efeito levaria a um inverno rigoroso por tempo suficiente para matar a maioria das plantas, animais e seres humanos que sobrevivessem ao impacto.
 
Mas já passou e o mundo não acabou!
 
 
 Reprodução

Imagens de radar

domingo, 14 de outubro de 2012

Limites do poder do estado, maconha e violência

O que é certo e o que é errado?

Liberdade de expressão é muito bom, imagino que a maioria concorda, pois esta é a base da democracia (o melhor entre os piores segundo Churchill). Mas ela é vista de formas diferentes em diferentes culturas. O Brasil vem dando passos importantes nesta direção, aparentemente convergindo para a idéia norte-americana, onde ela é defendida ao extremo. As pessoas podem sentir-se ofendidas ou violadas pela expressão do outro, mas se este for o caso, basta não dar bola, ignorar, vacinar seus filhos etc.

Contradizendo uma série de juízes no país, já faz mais de um ano que, por decisão unânime, o Supremo Tribunal Federal (STF) liberou a realização dos eventos chamados “marcha da maconha”. Ocasiões que reúnem manifestantes favoráveis à descriminalização da droga. No entendimento da suprema corte os direitos constitucionais de reunião e de livre expressão do pensamento suplantam a idéia arcaica da apologia às drogas.
Nada mais correto no meu entender. Não pode existir evolução do pensamento se o exercício do pensamento não pode ser praticado, se o questionamento de uma lei não pode ser expresso.
A constituição não impede manifestação de defesa à legalização de drogas, esta foi a conclusão do STF.
A marcha da maconha não é só a manifestação de um bando que quer a liberdade de fumar seu baseado. Ela questiona o modelo proibicionista e os efeitos que esse modelo produziu em termos de incremento da violência.
A lei seca nos Estados Unidos gerou uma máfia poderosa e da mesma forma a proibição das drogas gera crime organizado no mundo todo. O México e o Brasil são exemplos incontestáveis disso.
O presidente da Guatemala defendeu um novo caminho, por acreditar que os mercados globais destas substâncias não podem ser erradicados. Segundo ele, a sociedade não acredita que o álcool ou o tabaco possam ser retirados de circulação, “mas de alguma forma supomos ser uma medida correta no caso das drogas. A repressão não diminuiu o consumo, a produção evoluiu e o tráfico se espalhou”.
Recentemente o Uruguai estatizou a produção e distribuição da maconha em uma atitude ousada e polêmica.
Os burocratas não querem admitir, mas o mundo já perdeu a guerra contra as drogas.
Bruce Michael Bagley, Ph.D. em Ciência Política na Universidade da Califórnia e consultor sobre tráfico e segurança pública declarou: “A política antidrogas é um fracasso. As drogas estão mais baratas, mais puras e mais acessíveis do que nunca. E o consumo de drogas aumenta ao redor do mundo”.
O que disse a revista Superinteressante a respeito de drogas:
- Nicotina é uma droga mais letal que a maconha e vicia com mais facilidade que a heroína.
- Derivados alucinógenos da papoula existem a mais de 8.000 anos.
- Uma das razões para a proibição da maconha foi o lobby da indústria farmacêutica, cujos produtos concorriam com a erva.
- As drogas sintéticas, fabricadas em geral nos países ricos, são as que tiveram maior aumento de consumo nos últimos anos.

Por que estou postando tudo isso? Porque não quero que o meu suado dinheiro (convertido em impostos) seja usado no combate às drogas, também não quero que seja usado em cadeias entupidas de pequenos traficantes, onde estes aprenderão a ser bandidos de verdade. Se estou pagando por isso, quero que meu dinheiro seja bem usado, na defesa de minha vida, da minha família e de nossas propriedades.

domingo, 7 de outubro de 2012

Veículos do dia D

Em 6 de junho de 1944 os aliados invadiram a Normandia, região do noroeste da França, fortemente defendida em suas praias pelo fato de estarem voltadas para a Inglaterra. A "Fortaleza Européia" foi invadida numa operação sem precedentes. Um volume de navios, aviões e tropas impressionante até para os dias de hoje.
Para alcançar tal intento os aliados usaram todo tipo de veículo ou solução, muitos deles especialmente concebidos para a ocasião.
Foram usadas bóias gigantes envolvendo tanques, de forma frágil e susceptível a afundamento mediante qualquer ondulações ou marola um pouco maior. Foram construídas barcaças e transportes de tropa especificamente para esta operação.
Logo após a invasão das cabeças de praia foram montados portos artificiais previamente construídos.
A seguir fotos históricas que denotam o esforço de guerra:




LST descarrega um tanque Sherman.
 




 Vista dos portos artificiais montados logo após o dia D.





 
Tanque Sherman, pronto para "navegar" até as praias.
 














 Um caça-minas.
 

 P-47 usado também pelo Brasil. O livro Senta a pua narra a saga dos pilotos brasileiros.




 

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Um olhar sobre as religiões e a ausência delas

Religiões existem muitas e não vou listá-las aqui nem tentar analisá-las individualmente, para isso já existe farto material.

A falta delas:
Ateísmo é a ausência de crença em qualquer tipo de deus, muitas vezes se contrapondo às religiões teístas.
Agnosticismo é a postura filosófica que afirma ser impossível saber racionalmente sobre a existência ou inexistência de deuses e sobre a veracidade de qualquer religião teísta, por falta de provas favoráveis ou contrárias.
Deísmo é a crença na existência de um Deus criador, mas questiona a idéia de revelação divina.

As grandes religiões modernas são baseadas em fatos antigos que foram relatados posteriormente. Não havia um historiador registrando os acontecimentos. Tais relatos sofrem obviamente o efeito “telefone sem fio”.
Apesar de não existir a menor prova da existência de deus, a extinção da vida é normalmente inconcebível, então acreditar em uma vida após a vida é reconfortante e isso já justifica a existência de uma religião que prega isso. Ateus e agnósticos em geral já foram “crentes” e normalmente sentem uma saudade do tempo em que acreditavam, mas só isso não resgata a sua fé. A saudade está relacionada a ficar sem esta esperança de vida posterior. Esta falta da esperança é dolorosa, mas por si só não torna a crença real para a pessoa, e é difícil ela tentar enganar a si mesmo.
As religiões oriundas do Oriente Médio são monoteístas e submetem seus membros a forte regime de proibições e obrigações, sempre se utilizando de ameaças pós-mortem como a do inferno cristão. Já as religiões nascidas no Oriente Distante são ou politeístas ou espiritualistas (não pregam a existência de nenhum deus, mas acreditam em forças espirituais) e são mais flexíveis quanto suas normas morais.
Aparentemente as religiões progridem distante de suas origens geográficas o que me lembra o velho ditado “Santo de casa não faz milagre”.
Richard Dawkins e o brasileiro Alfredo Bernachi, dois autores ateus de carteirinha, questionam o fato de Deus ser tão misterioso e levantam algumas questões: Se ele se importa tanto com a humanidade a ponto de aparecer tantas vezes na antiguidade, por que se esconde agora? Por que não aparece de uma vez de forma inquestionável, para acabar com a discórdia humana?
Se você fosse Deus não faria isso, para por ordem na casa?
As religiões em geral são apaixonantes, e perigosas quando usadas como arma. Parece não haver nada mais motivador do que a religião. Bin Sabbah do século 11 sabia disso e recrutou homens dispostos a obedecê-lo cegamente, aceitando até mesmo o sacrifício da própria vida. A recompensa? Por serem mártires da fé islâmica, receberiam as delícias do céu. Alah os premiaria com 70 virgens para prazeres sem limites. Este tipo de aliciamento e fundamentalismo religioso persiste até os nossos dias.

OBS.: Definições e fragmentos coletados da Wikipédia.

domingo, 30 de setembro de 2012

Arma secreta alemã

6 de junho de 1944, praias da Normandia, região do sudoeste da França, local escolhido para o desembarque pelos aliados.
Neste cenário de intenso conflito foi encontrado o dispositivo abaixo:



 
Trata-se do Golias Tank Buster. Este mini-veículo de controle remoto em forma de tanque foi projetado durante a segunda guerra por cientistas alemães. Tinha cerca de 130 centímetros de comprimento, 60 centímetros de largura e trinta centímetros de altura, continha 75 kg de explosivos de alta potência, o suficiente para explodir um tanque. Uma vez determinado o alvo, o veículo seria guiado por um operador, e estando na posição correta, geralmente sob um tanque inimigo, os explosivos seriam detonados, destruindo o alvo.
Eles eram usados
​​por unidades Panzer especializadas e de engenharia de combate da Wehrmacht e foram vistos nas praias da Normandia no Dia D.
Na chegada dos aliados quase todos estavam defeituosos devido a danos causados pelo intenso bombardeio realizado pouco antes do desembarque.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Arrependimentos e morte


Uma enfermeira australiana lançou um livro com uma lista de cinco principais arrependimentos de pessoas que estão prestes a morrer. 
Bronnie Ware, que é especialista em cuidados a doentes terminais, mostrou em seu livro "Confissões honestas e francas de pessoas em seus leitos de morte", declarações que, segundo ela, mudou sua vida e pode mudar muitas outras.
De uma série de arrependimentos confidenciados ao longo de anos, o livro enfatiza os cinco mais comuns.
"O principal arrependimento de muitas pessoas é o de não ter tido coragem de fazer o que realmente queriam e não o que outros esperavam que fizessem".
"Outro arrependimento comum é de não terem trabalhado um pouco menos, o que fez com que perdessem muitas coisas em suas vidas"

O livro com o nome em inglês The Top Five Regrets of the Dying - A Life Transformed by the Dearly Departing (Os Cinco Maiores Arrependimentos à Beira da Morte) foi baseado nas atividades da enfermeira cuidando de doentes terminais. Pessoas que não vislumbram possibilidade de recuperação costumam oferecer uma lucidez isenta de falsos moralismos, status sociais ou quaisquer futilidades e falsidades.
 


Somos uma sociedade que exclui pensar em morte e por não reconhecê-la somos levados pelas prioridades erradas, diz Ware.

"Não estamos preparados para isso. Ao enfrentar a inevitabilidade da morte com a aceitação honesta podemos mudar nossas prioridades. Antes que seja tarde demais."

sábado, 15 de setembro de 2012

Fóton

Sempre vi um fóton como a unidade básica da luz, uma excitação eletromagnética, com uma condição de existência ou não, ou seja, seu status permitiria apenas dois estados, o que daria para carregar uma única informação digital, um bit. Um bit é uma informação de sim ou não. O bit jamais admite uma terceira resposta como “meio” ou um “talvez”.

Isto posto, vamos ao que interessa:
Uma pesquisa realizada com a participação da brasileira Katiuscia Cassemiro conseguiu determinar que um único fóton pode assumir diferentes formas. Esta descoberta tem um impacto tremendo a longo prazo nas telecomunicações, pois permitirá codificar uma variedade considerável de informação em apenas um fóton. Este fóton não só poderia representar qualquer letra do alfabeto como números e outras informações, tudo isso fazendo parte da mesma tabela de possibilidades previamente estabelecida. A expansão de uso dentro do campo das comunicações se deve à descoberta da existência de complicados estados internos da luz, coisa que até então era ignorada.

 
Nem partícula, nem onda, é uma excitação eletromagnética
 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Destino: Búzios

Búzios ou Armação dos Búzios é uma cidade do norte do Rio de Janeiro situada em uma península entrecortada de pequenas enseadas com praias lindíssimas.




A Rua das Pedras é o destino certo à noite, é onde as coisas acontecem:

 

Durante o dia, as praias recebem os visitantes com diversas conveniências.
O cenário invariavelmente é belíssimo.






Azedinha



Colocada no cenário mundial simplesmente por Brigite Bardot a freqüentar nos anos sessenta, Búzios oferece todo tipo de diversão.


Praias com águas calmas ou agitadas. Geribá é a praia dos surfistas e da galera jovem, assim como a praia Brava. Em minha opinião são praias com poucos atrativos naturais, são como quaisquer praias abertas. As outras já são bem mais
interessantes.


Brigite Bardot




Azeda e Azedinha são belíssimas, mas de acesso mais complicado, pois não dá para deixar o carro perto. Se houver muita gente também perdem o encanto, pois são praias pequenas. É um ótimo local para mergulho. João Fernandes e João Fernandinho são excelentes também, já com acesso bem mais fácil. A praia da Ferradura fica em uma baía enorme e bem fechada o que a torna ideal para caiaque e esqui-aquático. No lado esquerdo existem bares com mesinhas na areia e pode-se fazer uma deliciosa massagem.


Ferradura



A praia da Tartaruga é a que tem as águas mais quentes e possui um local onde os peixinhos estão habituados aos mergulhadores de snorkel:


Pé de pato e máscara de mergulho são fundamentais. Uma roupa de neoprene é interessante para dar conforto térmico. Pode ser uma fininha de surfe mesmo!


 


O deslocamento entre a maior parte das praias pode ser feito por aqua-táxis. Existe uma tabela especificando os valores entre cada trecho. Custam entre R$ 5 e R$ 15 por pessoa. A maioria parte da praia dos Ossos e levam para Azeda, João Fernandes e Tartaruga. Há ainda as rotas Azeda x João Fernandes e Ossos x Centro.









O naturismo ou nudismo pode ser praticado na praia Olho do Boi com acesso pelo lado direito da Praia Brava, subindo o morro. Lá é proibido ficar vestido por mais de 5 minutos.







A notícia ruim é que a água normalmente é fria. Nesta região (Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo) acontece o fenômeno da Ressurgência Antártica. Correntes submarinas que nascem nas proximidades da Antártica, atravessam o oceano e afloram no litoral da região, tornando as águas geladas, porém ricas em nutrientes, o que permite uma vida marinha rica e diversificada.

Outro ponto desagradável é a presença de flanelinhas em diversas praias, estes estabelecem o valor que você deve pagar, como se fossem donos da rua. Não caia nessa, diga que só pagará o valor que você achar justo, porém não abuse para não sofrer represálias como ter o carro riscado.

De Curitiba a Búzios costumamos levar 12 horas de carro, é bom ir de casa alugada ou aconselho a sair bem cedo sob o risco de chegar muito tarde para conseguir alugar uma. O camping existente não é interessante, pois fica muito distante das praias. A península tem muitos morros com mirantes e belos cenários. Todo tipo de programa é agradável. Restaurantes tendem a ser mais caros que em outros destinos, porém você achará de todo preço. Não é dos destinos mais baratos, mas é imperdível. É uma Bombinhas ao cubo!













Galeria na Rua das Pedras



















Uma boa opção de hospedagem: alugar uma casa em condomínio fechado com todos os confortos, piscina etc.

Relativamente barata e com segurança.