quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Arrependimentos e morte


Uma enfermeira australiana lançou um livro com uma lista de cinco principais arrependimentos de pessoas que estão prestes a morrer. 
Bronnie Ware, que é especialista em cuidados a doentes terminais, mostrou em seu livro "Confissões honestas e francas de pessoas em seus leitos de morte", declarações que, segundo ela, mudou sua vida e pode mudar muitas outras.
De uma série de arrependimentos confidenciados ao longo de anos, o livro enfatiza os cinco mais comuns.
"O principal arrependimento de muitas pessoas é o de não ter tido coragem de fazer o que realmente queriam e não o que outros esperavam que fizessem".
"Outro arrependimento comum é de não terem trabalhado um pouco menos, o que fez com que perdessem muitas coisas em suas vidas"

O livro com o nome em inglês The Top Five Regrets of the Dying - A Life Transformed by the Dearly Departing (Os Cinco Maiores Arrependimentos à Beira da Morte) foi baseado nas atividades da enfermeira cuidando de doentes terminais. Pessoas que não vislumbram possibilidade de recuperação costumam oferecer uma lucidez isenta de falsos moralismos, status sociais ou quaisquer futilidades e falsidades.
 


Somos uma sociedade que exclui pensar em morte e por não reconhecê-la somos levados pelas prioridades erradas, diz Ware.

"Não estamos preparados para isso. Ao enfrentar a inevitabilidade da morte com a aceitação honesta podemos mudar nossas prioridades. Antes que seja tarde demais."

Um comentário:

  1. É engraçado como evitamos falar de uma coisa que é a coisa mais certa desta vida: a morte.
    Precisaríamos aprender a lidar melhor com isso.

    ResponderExcluir