sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Destino: Búzios

Búzios ou Armação dos Búzios é uma cidade do norte do Rio de Janeiro situada em uma península entrecortada de pequenas enseadas com praias lindíssimas.




A Rua das Pedras é o destino certo à noite, é onde as coisas acontecem:

 

Durante o dia, as praias recebem os visitantes com diversas conveniências.
O cenário invariavelmente é belíssimo.






Azedinha



Colocada no cenário mundial simplesmente por Brigite Bardot a freqüentar nos anos sessenta, Búzios oferece todo tipo de diversão.


Praias com águas calmas ou agitadas. Geribá é a praia dos surfistas e da galera jovem, assim como a praia Brava. Em minha opinião são praias com poucos atrativos naturais, são como quaisquer praias abertas. As outras já são bem mais
interessantes.


Brigite Bardot




Azeda e Azedinha são belíssimas, mas de acesso mais complicado, pois não dá para deixar o carro perto. Se houver muita gente também perdem o encanto, pois são praias pequenas. É um ótimo local para mergulho. João Fernandes e João Fernandinho são excelentes também, já com acesso bem mais fácil. A praia da Ferradura fica em uma baía enorme e bem fechada o que a torna ideal para caiaque e esqui-aquático. No lado esquerdo existem bares com mesinhas na areia e pode-se fazer uma deliciosa massagem.


Ferradura



A praia da Tartaruga é a que tem as águas mais quentes e possui um local onde os peixinhos estão habituados aos mergulhadores de snorkel:


Pé de pato e máscara de mergulho são fundamentais. Uma roupa de neoprene é interessante para dar conforto térmico. Pode ser uma fininha de surfe mesmo!


 


O deslocamento entre a maior parte das praias pode ser feito por aqua-táxis. Existe uma tabela especificando os valores entre cada trecho. Custam entre R$ 5 e R$ 15 por pessoa. A maioria parte da praia dos Ossos e levam para Azeda, João Fernandes e Tartaruga. Há ainda as rotas Azeda x João Fernandes e Ossos x Centro.









O naturismo ou nudismo pode ser praticado na praia Olho do Boi com acesso pelo lado direito da Praia Brava, subindo o morro. Lá é proibido ficar vestido por mais de 5 minutos.







A notícia ruim é que a água normalmente é fria. Nesta região (Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo) acontece o fenômeno da Ressurgência Antártica. Correntes submarinas que nascem nas proximidades da Antártica, atravessam o oceano e afloram no litoral da região, tornando as águas geladas, porém ricas em nutrientes, o que permite uma vida marinha rica e diversificada.

Outro ponto desagradável é a presença de flanelinhas em diversas praias, estes estabelecem o valor que você deve pagar, como se fossem donos da rua. Não caia nessa, diga que só pagará o valor que você achar justo, porém não abuse para não sofrer represálias como ter o carro riscado.

De Curitiba a Búzios costumamos levar 12 horas de carro, é bom ir de casa alugada ou aconselho a sair bem cedo sob o risco de chegar muito tarde para conseguir alugar uma. O camping existente não é interessante, pois fica muito distante das praias. A península tem muitos morros com mirantes e belos cenários. Todo tipo de programa é agradável. Restaurantes tendem a ser mais caros que em outros destinos, porém você achará de todo preço. Não é dos destinos mais baratos, mas é imperdível. É uma Bombinhas ao cubo!













Galeria na Rua das Pedras



















Uma boa opção de hospedagem: alugar uma casa em condomínio fechado com todos os confortos, piscina etc.

Relativamente barata e com segurança.






Nenhum comentário:

Postar um comentário