sexta-feira, 11 de maio de 2012

Led Zeppelin:

Qual o segredo destes dinossauros do rock e qual a razão de gostarmos tanto da música deles?

Afinal as letras, salvo algumas exceções, não primam pela poesia, nem são tão originais assim (algumas são regravações de blues pré-históricos).
Fazendo um paralelo com a atração amorosa ou sexual, poderíamos dizer que é aquela química de que se fala tanto, mas isso seria uma simplificação, na verdade uma falta de explicação.
Tentando dissecar esta questão, posso dizer que um diferencial é a base. Esta é firme, decidida e imponente. O conjunto baixo / bateria se faz presente como em nenhuma outra banda, são destacadíssimos e isso remete ao nosso instinto primitivo, nos faz bater o pé na cadência da música e envolve nosso corpo todo nesse ritmo. Se isso já embriaga a alma, quando a guitarra se faz presente ela pode viajar em solos deliciosos, pois a base está lá segurando as pontas, enquanto Jimmy Page pode passear pelos acordes que lhe der na telha e criatividade nunca faltou ao rapaz. Coroando tudo, a voz potente de Robert Plant casa perfeitamente, fechando a conta.

Mas tem mais. O diferencial deste grupo está também na riqueza de ritmos que eles conseguem fazer. Certos grupos renomados fazem músicas, que acabam todas, ou quase todas, ficando mais ou menos com a mesma cara, como por exemplo, o U2 (posso ser apedrejado por isso! rs rs).

Além dessa diversidade de ritmos entre músicas, constantemente se ouve isso dentro de uma mesma música, o que me parece ser único deles. O resultado é incomparável.

Claro que nem tudo desse grupo é bom, eu não gosto do álbum Coda, por exemplo, mas os demais considero excelentes.
As décadas de 60 e 70 foram únicas na música. Acho pouco provável de termos em qualquer tempo futuro um período tão rico como este. Eles gravaram seus álbuns nesta época e influenciaram muita gente nesse período efervescente. Mesmo os grupos covers deles são bastante interessantes, como o Dread Zeppelin, mas o meu preferido, apresentado pelo meu grande amigo Fernando é formado só por mulheres, o Zepparella:



http://www.youtube.com/watch?v=xH-_9cwdLug


2 comentários:

  1. Grande Cesar! Bela tentativa de explicar o inexplicável, gostar do Led Zeppelin é como gostar de um bom vinho, você gosta porque é bom e se é bom, você gosta.

    Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Falou tudo Fernando, será que estamos ficando velho ou a música boa ficou no passado? Surgem coisas boas, mas não com o mesmo impacto daquela época. Um grande abraço!

    ResponderExcluir