domingo, 24 de junho de 2012

Nordeste:

Para quem mora no sul ou sudeste, o nordeste é uma espécie de Meca dos estressados. É muito comum o sonho de largar tudo e montar uma pousada no nordeste. Costumamos generalizar o nordeste como sendo uma coisa só, mais ou menos como a tendência de generalizar sobre os orientais, chamando a todos de japoneses. Tanto num caso como no outro é um absurdo e reflete nosso desconhecimento e “pré-conceito”. Mas existem semelhanças que não podem ser ignoradas.
Após algumas viagens ao nordeste, segue o resumo das decepções e das boas surpresas.
Como gosto muito de mergulho e não encontrei lugares interessantes para esta prática, ficou a decepção. Os famosos Parrachos de Maracajaú - RN e Maragogi - AL são bonitos de longe, mas ao mergulhar são entediantes, não tem nada lá. Fica muito atrás da região de Búzios - Arraial do Cabo ou Ilhabela. Outra decepção é a água turva. Não é em qualquer lugar que se encontra água com visibilidade além de 4 ou 5 metros. E quando se encontra, não há a diversidade de vida ou corais coloridos, geralmente são escuros e monótonos. Diversos lugares que visitamos possuem uma falsa água clara, ou seja, parece clara à distância, tem cor de água clara, mas a visibilidade para mergulho deixa a desejar.
Por outro lado a temperatura da água é perfeita, as praias são gostosas e não queremos mais sair. A praia da Pipa - RN, Porto de Galinhas - PE e Taipús de Fora - BA são especialmente deliciosas.
Fique longe da praia do Francês próximo de Maceió. Som alto de péssimo gosto, vendedores de comida e de todo tipo de bagulho que você fica o tempo todo dizendo Não obrigado! Não obrigado! Um inferno, você fica querendo matar o guia que teve a idéia imbecil de te levar num lugar desses.

Praia da Pipa - RN

Taipus de Fora - BA

Morro de São Paulo - BA

O preparo para receber turistas é muito superior ao encontrado no resto do Brasil, consegue-se muito mais, pagando muito menos, mesmo considerando aéreo junto. Fiquei muito impressionado com a qualidade das pousadas em Canoa Quebrada - CE e o lugar nem merece tanto.
Outro destaque no Nordeste é a culinária com excelentes restaurantes. Vamos aos prediletos:
L’ô em Fortaleza, Domingos em Porto de Galinhas, Bistrô Boulange em João Pessoa, Barraca de praia (fechada com vidros) na Pajuçara em Maceió, Farofa d’água em Natal etc. Comer lagosta e camarões gigantescos não te deixa com um furo no bolso, logo é impossível não aproveitar e voltar com uns quilos a mais. E estamos falando de cozinha internacional, francesa ou contemporânea, nada destes bichos na casca, o que para mim é uma heresia culinária.

 Lô em Fortaleza

 Domingos em Porto de Galinhas

 Bistrô Boulange em João Pessoa

Lagosta e risoto do Lô

Apesar de as praias extensas serem típicas, o relevo é bem menos monótono do que eu imaginava e isso foi uma boa surpresa. Em Natal em particular existem muitos lugares encantadores, dunas e diversões de todo tipo, buggy, esquibunda, aerobunda etc.
Sem esquecer da vida noturna que tem lá os seus agitos, por cada capital que passamos. Outro ponto digno de nota é o povo, hospitaleiro e acolhedor.

Um comentário:

  1. Já tem um bom tempo que estive no Nordeste e uma das melhores coisas de lá é o "sol todo dia", diferente do Sul, onde a gente fica torcendo pra fazer "um bom dia de praia", o que equivale a não chover, não ficar nublado e não fazer frio. Outra coisa que não tem preço no Nordeste é degustar um camarãozinho na praia, com a maré subindo e cobrindo os pés da gente de mar!

    ResponderExcluir