Este autor deixou um legado de excelentes livros históricos, principalmente sobre a 2ª guerra mundial. O consagrado livro Band of Brothers foi posteriormente filmado para uma minissérie de televisão dividida em 10 episódios, co-produzida por Tom Hanks e Steven Spielberg. A minissérie foi lançada pela HBO e também pode ser encontrada em boas locadoras (5 DVD’s). A produção custou US$ 125 milhões e demorou 9 meses. É um trabalho magnífico, de sensibilidade absoluta em meio à Segunda Guerra Mundial. Trata da história da Companhia E (Easy Company) do 506º Regimento de Infantaria Pára-quedista do Exército Americano, 101ª Divisão Aerotransportada em sua campanha na Segunda Guerra Mundial.
OBS: Uma nova série dos produtores de Band of Brothers (Steven Spielberg e Tom Hanks), chamada O Pacífico, deve estar pronta em breve. A nova série será focada no Teatro de Operações do Pacífico. O projeto deve ser finalizado ainda este ano.
O dia D é um livro de mais de 700 páginas que junto com Soldados Cidadãos forma uma bilogia do autor, retratando a atuação dos aliados no teatro de guerra europeu. Não são livros sobre generais, são livros sobre gente comum, pessoas, soldados, que viveram experiências extremamente perturbadoras e intensas. Ambos são trabalhos de demorada pesquisa do autor e refletem as emoções dos envolvidos, pois os mesmos assumem a palavra ao longo dos livros e Stephen soube concatenar magistralmente estas experiências com o desenrolar dos fatos e a progressão do dia D até a queda da Alemanha.
É sem dúvida um dos melhores autores que trata da segunda guerra mundial. Imperdível para quem aprecia o assunto. Infelizmente Stephen era fumante e morreu de câncer de pulmão em 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário